Este Blogue foi criado no âmbito da unidade curricular de Cibercultura, em 2011, enquadrada na licenciatura de Comunicação Empresarial.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ensino Online



O ensino via internet é um tema que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos tempos, e qual não é o meu espanto quando a nível de curiosidade pesquiso e me deparo com ele em diversos locais Portugueses. Em Leiria temos então, no instituto politécnico, a UED (unidade de ensino à distância).
No portal em questão (http://ued.ipleiria.pt/portal/) podemos retirar as mais diversas informações sobre este conceito, tendo inclusive um GUIA para o estudante que pretende ingressar neste método de ensino. Falam-nos das salas, da turma, dos "professores"... Tudo online.

Esta é mais uma das várias oportunidades que esta nova era nos trouxe. Porém, ao pensarmos realmente sobre o assunto, apercebemo-nos que mais uma vez o homem foi trocado pela máquina. Na verdade, muitos são os estudantes que optam pela avaliação final, ou seja, por qualquer tipo de motivo não frequentam as aulas e fazem exames finais para concluirem a cadeira, assumem o risco e acabam por se tornar auto-didactas. Neste caso, a situação não é muito diferente mas para quem frequenta o ensino superior "normal" não é fácil entender este tipo de questão...
Será realmente necessário um professor para leccionar?
Até que ponto é "justo" para aqueles que têm horários a cumprir, trabalhos para entregar, frequências e exames obrigatórios para fazer?
Será que é uma espécie de "novas oportunidades" do ensino superior?
E como se sentirão todos aqueles que trabalharam arduamente para atingir um fim como a licenciatura o mestrado e o doutoramento, e se deparam com alguém que tem o "mesmo por menos"?

Sem comentários:

Enviar um comentário