Este Blogue foi criado no âmbito da unidade curricular de Cibercultura, em 2011, enquadrada na licenciatura de Comunicação Empresarial.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Consumidores Impulsivos



Enquadrado nos vários estudos realizados e na constante modernização da tecnologia, apercebemo-nos cada vez mais que os consumidores atingem extremos nesta área.
Tendo em conta o presente estado económico, valores percentuais do consumismo desceram de facto, mas a verdade é que de uma forma geral podemos, no fim de tudo, reparar que o consumidor tem cada vez mais facilidades em consumir num Mundo ao qual denominamos “Consumista”. A possibilidade de consumir sem ter de sair do conforto de casa poderá trazer graves consequências no futuro para o consumidor.

Embora nem tudo seja negativo, muito pelo contrário, se o consumidor agir de uma forma menos impulsiva, conseguirá tirar as maiores vantagens possíveis do serviço Online. Esta teoria poderá ser negativa para as empresas pois estas aproveitam-se da impulsividade do consumidor para tomar conta de um espaço mercatório numa era cognominada agora, Digital, e perguntamo-nos até que ponto esse aproveitamento vai fidelizar o cliente ou fazer com que este se revolte consigo mesmo e com a empresa pelas decisões "apressadas" e muitas vezes não fundamentadas.

Quantas não são as vezes que todos nós compramos um produto do qual nao necessitamos mas vale a pena porque está "muito barato"?
A verdade é que hoje em dia temos que nos reger por produtos de 1ª necessidade e pôr alguns luxos de lado. Quando um preço desce, acentuadamente que seja, e que nos provoque o desejo de consumo não podemos esquecer que apesar do valor estar ao nosso alcance, o produto poderá não ter qualquer utilidade, e por mais baixo que o preço seja há sempre um valor estipulado que poderia ser investido numa área que nos fosse realmente precisa.


Sem comentários:

Enviar um comentário